Adição de Categoria D - Ônibus

Somente para candidatos maiores de 21 anos e habilitados, no mínimo:


- há 2 dois anos na categoria B (carro) ou

- há 1 ano na categoria C (caminhão)


O candidato deverá submeter-se aos seguintes procedimentos para adicionar a categoria D à sua CNH:


1. EXAME TOXICOLÓGICO: O primeiro passo é ir até a Autoescola Monteiro consultar a CNH para verificar se não há nenhum tipo de impedimento. Após tal verificação, o candidato será direcionado para realização do exame toxicológico, com o objetivo de detectar o consumo de substâncias psicoativas que comprometam a capacidade de direção. O resultado precisa dar negativo para que o processo de adição de categoria seja continuado.


2. Após a INSCRIÇÃO na Autoescola Monteiro, o aluno fará um PRÉ CADASTRO junto ao Detran, no horário agendado, onde fará a coleta das digitais e da foto.


3. EXAMES MÉDICO e PSICOTÉCNICO: Exames que visam avaliar a condição física e mental do candidato, principalmente quanto à acuidade visual e coordenação motora.


4. CURSO PRÁTICO: O curso prático de ônibus exigido pelo Detran possui carga horária de 20 horas/aulas práticas de direção veicular.


5. EXAME PRÁTICO: Prova de direção veicular em via pública, com exigência de manobras específicas. Após aprovação neste exame, a Carteira Nacional de Habilitação será expedida.


Os documentos necessários para a inscrição são:

  • • CNH
  • • Comprovante de residência original e recente

A Monteiro presta ao aluno toda a assistência merecida, visando um processo de habilitação dinâmico, simples e fácil.